História oral e memória(s) das práticas e hábitos de consumo e receção noticiosa e da experiência das notícias em Portugal a partir dos testemunhos dos cidadãos – a parte que falta para uma história do jornalismo em Portugal
1 de fevereiro de 2025 - 31 de julho de 2026

Consultores Internacionais

ALBERTO PENA-RODRÍGUEZ

Professor Catedrático de História da Comunicação Social na Universidade de Vigo. Doutor Europeu em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid e em História (com Prémio Extraordinário) pela UNED. No seu percurso académico, foi Endowed Chair Professor in Portuguese Studies (Fall semester 2013) na University of Massachusetts Dartmouth, FLAD/Brown Michael Teague Visiting Professor in Portuguese and Brazilian Studies (Spring semester, 2017) na Brown University, e Visiting Scholar na Harvard University e na University of Califórnia, Berkeley. Entre as suas obras estão News on the American dream. A history of the Portuguese press in the United States (University of Massachusetts Press, 2020) e Salazar y Franco. La alianza del fascismo ibérico contra la España republicana: diplomacia, prensa y propaganda (Trea, 2017).


CONCHA LANGA NUÑO

Professora Titular do Departamento de História Contemporânea da Universidade de Sevilha, onde exerce atividade docente. Doutorada em História pela mesma instituição, especializou-se na História dos meios de comunicação e em temas culturais. Entre as suas obras publicadas destacam-se Educação e Propaganda em Guerra. Sevilha (1936-1939), 2001; De como se improvisou o franquismo durante a guerra civil: a contribuição do ABC de Sevilha, 2007; e Jornalismo e repressão. Os jornalistas gaditanos e o franquismo (1936-1945), obra que recebeu o Prémio de Memória Histórica da Consejería de Gobernación da Junta de Andaluzia em 2011. Também coordenou outras obras sobre a imprensa, entre as quais se destacam Um século de informação em Sevilha (Imprensa, Rádio e Televisão) 1909-2009, 2009, e História do jornalismo local na província de Sevilha. Contra o esquecimento da imprensa local, 2022. A estas publicações somam-se diversos artigos em revistas científicas e capítulos de livros sobre os meios de comunicação espanhóis durante a guerra civil, o franquismo e a transição, bem como estudos sobre a imprensa de Gibraltar e as publicações da emigração espanhola na Suíça. Atualmente, é diretora da Revista Internacional de Historia de la Comunicación e presidente da Associação de Historiadores da Comunicação desde 2021, além de coordenadora da Rede Andaluza de Historiadores da Comunicação.

MARIALVA BARBOSA

Professora Titular de jornalismo da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. Doutora em História. Pesquisadora do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ).