História oral e memória(s) das práticas e hábitos de consumo e receção noticiosa e da experiência das notícias em Portugal a partir dos testemunhos dos cidadãos – a parte que falta para uma história do jornalismo em Portugal
1 de fevereiro de 2025 - 31 de julho de 2026
1 de fevereiro de 2025 - 31 de julho de 2026
Investigadores
JORGE PEDRO SOUSA
(investigador responsável)
Professor Catedrático da Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal) e investigador integrado do ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA (Lisboa, Portugal). Coordena o doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa. Coordenou o ramo de Jornalismo e Estudos Mediáticos do doutoramento em Ciências da Informação da Universidade Fernando Pessoa e a licenciatura em Ciências da Comunicação da mesma instituição. Investiga no campo dos Estudos Jornalísticos, dedicando-se, em especial, à história do jornalismo, à análise histórico-cultural do discurso jornalístico e ao fotojornalismo. Liderou três projetos de investigação com financiamento público obtido em concurso competitivo e três projetos de investigação com financiamento competitivo privado. Foi membro da equipa de investigadores de um outro projeto de investigação com financiamento público obtido em concurso competitivo. É membro de várias organizações científicas nacionais e internacionais. Atuou como professor visitante em várias universidades e instituições de ensino superior politécnico. É membro do Conselho Científico de várias revistas científicas. Doutorou-se em Ciências da Informação - Jornalismo na Universidade de Santiago de Compostela (1997), com tese sobre fotojornalismo dirigida pela Prof.ª Margarita Ledo Andión, e realizou pós-doutoramento na mesma Universidade (1999-2000), com um trabalho de investigação sobre o discurso da imprensa sobre Portugal e a Galiza, sob a supervisão do Prof. Xosé López García. Agregou-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2008), área científica de Ciências da Comunicação, com lição e relatório de unidade curricular sobre História do Jornalismo em Portugal.
Contacto: jpsousa@ufp.edu.pt
CATARINA RODRIGUES
Professora Associada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade dos Açores (Portugal). É investigadora integrada do LabCom – Comunicação e Artes (Universidade da Beira Interior) e colaboradora do CHAM – Centro de Humanidades (Universidade dos Açores/Universidade Nova de Lisboa). É doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Entre outros temas, tem pesquisado sobre jornalismo, novos media, semiótica e cultura visual.
Contacto: catarina.sl.rodrigues@uac.pt
CELIANA AZEVEDO
Celiana Azevedo é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade NOVA de Lisboa (2018) e licenciada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins. É professora adjunta convidada no Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), investigadora integrada do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa – ICNOVA e membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM. Já participou em diversos projetos nas áreas das Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação e as suas áreas de interesse são, sobretudo, história do jornalismo, tecnologias de informação e comunicação, audiências, solidariedade intergeracional, gerações e gerontologia.
Contacto: celiana.azevedo@ese.ips.pt
ELSA SIMÕES
Professora Associada da Universidade Fernando Pessoa, Portugal, onde leciona na área das Ciências da Comunicação. É doutorada em Linguística (Lancaster University). Pesquisa em publicidade online e tradicional e discurso jornalístico, comunicação de marketing digital, marketing de influenciadores, estratégias discursivas em fóruns de discussão online, marketing de influenciadores, publicidade em redes sociais, multimodalidade e tradução intersemiótica. Entre outras publicações, é autora (como única autora) do livro Taboo in Advertising (John Benjamins 2008) e dos capítulos 'Advertising the Medium' em Intermediality and Storytelling (de Gruyter 2010), 'Advertising and Discourse Analysis' in The Routledge Handbook of Discourse Analysis (2011), 'Language of Advertising' em The Routledge Companion to English Studies (2014), 'Crude and Taboo Humor in Television Advertising' em Taboo Comedy: Television and Controversial Humor (Palgrave-Macmillan 2016), 'Factuality and Fictionality in Advertisements' em Narrative Factuality: A Handbook (de Gruyter 2020), ‘Discourse(s) in Advertising’ em The Routledge Handbook of Discourse Analysis – 2nd edition (2023), ‘When I am the Other: entwining source and reader expectations in social media promotional messages for a make-up brand’, em Otherness in Communication (no prelo, 2024, Palgrave/Springer); como segunda autora, o artigo ‘Victimization experience and perceived benefits of institutional and commercial advertising campaigns in the fight against domestic violence on gender violence as portrayed by public service advertising campaigns (Social Sciences, 2023), e o artigo ‘Beyond consumption: shaping values and raising awareness with advertising campaigns (e-Rei, 2024). É membro integrado do Centro de Investigação LabCom (Universidade da Beira Interior).
Contacto: esimoes@ufp.edu.pt
JOSÉ RICARDO CARVALHEIRO
É Professor Associado no Departamento de Comunicação, Filosofia e Política da Universidade da Beira Interior, onde exerce atividade docente e dirige o Mestrado em Jornalismo. Integra a unidade de investigação Labcom – Comunicação e Artes, sendo membro da sua direção. É doutorado em Ciências da Comunicação pela UBI, com uma tese transposta no livro Do Bidonville ao Arrastão: Media, Minorias e Etnicização (Imprensa de Ciências Sociais, 2008), tendo-se licenciado em Sociologia pelo ISCTE e feito mestrado na Universidade de Coimbra. A história dos media, especialmente no que toca às audiências, tem sido um dos seus principais interesses, tendo dirigido o projeto de investigação “Media, recepção e memória: audiências mediáticas no Estado Novo”, largamente baseado em métodos da história oral e do qual está reunida parte substancial dos resultados no volume As Caixas Mudaram o Mundo? Usos femininos dos media no Estado Novo (2014). Noutros artigos têm-se debruçado sobre vários aspetos históricos dos media e também sobre a história da sua teorização: Elementos sobre a ideia de audiência nos inícios da TV portuguesa (Observatorio OBS, 2018), Ritual Television: Religious beginnings for a female audience (Media History, 2015), Acting on the body of the audience – Dictatorship, hegemony, and gender censorship in Portugal (Feminist Media Studies, 2015), A mulher do espectador implícito: a audiência feminina nos primórdios da TV portuguesa (Revista Brasileira de História da Mídia, 2017), Rising Symbol for a Falling Empire: The African Footballer Eusébio (in Media and Portuguese Empire, 2017, Palgrave Macmillan), A crónica como género jornalístico e o emergir do subgénero “do quotidiano” (Comunicação Pública, 2020), “O povo desliga, vai à procura do fado”: A rádio e a resistência fadista ao Estado Novo na década de 1930 (Revista Lusófona de Estudos Culturais, 2021), Gramsci e o jornalismo: ação política, projeto cultural e programa sociológico (Revista de História das Ideias, 2023), Por um prisma histórico na sociologia da imprensa, recordando Robert Park (Revista Internacional de Historia de la Comunicación, 2023).
Contacto: jose.carvalheiro@labcom.ubi.pt
JÚLIA LEITÃO DE BARROS
Professora Adjunta da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, na qual preside ao Conselho de Representantes e onde leciona, desde 1997, História dos Media. Doutorou-se em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2014, com a tese O Jornalismo Político Republicano Radical: O Mundo (1900-1907). A sua grande área de interesse e investigação é a história do jornalismo em Portugal nos séculos XIX e XX. Foi investigadora principal (2017-2022) do projeto “The Communication Professions Oral Memory Archive” (AMOPC), repositório de memórias orais de profissionais em diversas áreas da Comunicação.
Contacto: jbarros@escs.ipl.pt
LÍDIA MAROPO
Professora Coordenadora no Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. É doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (2010), onde realizou também uma investigação de pós-doutoramento sobre audiências juvenis de notícias (2011-2012). A sua investigação aborda principalmente a relação entre as crianças, os jovens e os media, incluindo o consumo noticioso destes públicos e tendo especial enfoque nas suas culturas digitais nos últimos anos. Participou em projetos e redes internacionais como COST Actions Transforming Audiences e ySKILLS. Tem publicado em revistas científicas de prestígio como Information, Communication & Society, European Journal of Cultural Studies, Journal of Children and Media e Communication & Society e em editoras como Palgrave e Routledge.
Contacto: lidia.maropo@ese.ips.pt
NUNO FRANCISCO
Professor Auxiliar Convidado na Universidade da Beira Interior desde 2011, doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Leciona, atualmente, as unidades curriculares de Técnicas de Redação Jornalística (Licenciatura em Ciências da Comunicação); História dos Media (Licenciatura em Design Multimédia); Metodologias da Investigação para as Ciências da Comunicação (Mestrado em Jornalismo) e Temas de Jornalismo Contemporâneo (Mestrado em Jornalismo). É investigador integrado no Grupo do Comunicação e Media, e Artes do LabCom – Unidade de investigação em Ciências da Comunicação da UBI. É jornalista desde 1999, tendo sido nomeado diretor do Jornal do Fundão em janeiro de 2013.
Contacto: nuno.francisco@live.com.pt
PATRÍCIA OLIVEIRA TEIXEIRA
Doutoramento em Ciência da Informação (Jornalismo), em 2013, na Universidade Fernando Pessoa. Mestrado em Ciências da Comunicação, obtido em 2010, também na Universidade Fernando Pessoa. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Estudos Portugueses, desde 2004, pela Universidade do Porto (Faculdade de Letras). Atualmente, é investigadora integrada na Universidade Nova de Lisboa, Pólo FCSH-NOVA, mais no Instituto de Comunicação da Nova (ICNOVA). É também professora na Escola Profissional de Economia Social (Porto). Tem várias publicações académicas (livros, capítulos de livros, artigos científicos) e participou em diversos encontros científicos. Participou em dois projetos de investigação científica na área da História do Jornalismo, sendo esta a área onde entra a maioria da sua investigação.
Contacto: patriciaoliveirateixeira@gmail.com
PATRÍCIA WEBER
Professora Assistente na Universidade Fernando Pessoa (UFP, Portugal). Doutora em Ciências da Informação, especialidade em Jornalismo e Estudos Mediáticos (2020) pela UFP, Mestre em Ciências da Comunicação (2001) e Bacharel em Jornalismo (1993) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, Brasil). Suas principais áreas de investigação são: Jornalismo, Ensino em Jornalismo, Rádio e Metodologia de Pesquisa. É docente desde 2000 em Ciências da Comunicação, onde se destacam as mais de 150 orientações e participações em júris de defesa de Trabalhos de Final de Curso ao longo deste período. Coordenou o ensino a distância entre 2013 e 2017 na Unisinos e atualmente é membro da equipa técnico pedagógica da UFP-UV. Trabalhou como redatora, editora e repórter em emissoras de rádio e jornais, realizando também assessoria de comunicação entre 1992 e 2012 no Brasil. Mora em Portugal desde 2017.
Contacto: pweber@ufp.edu.pt
PEDRO MARQUES GOMES
Professor Adjunto convidado da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa e investigador integrado do Laboratório de Investigação Aplicada em Comunicação e Media (LIACOM). É doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA-FCSH). Desenvolve investigação no domínio da história dos media e do jornalismo. Autor das obras Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias no Verão Quente de 1975 (Alêtheia, 2014), A Imprensa na Revolução: Os Novos Jornais e as Lutas Políticas de 1975 (INCM, 2021), entre outras.
Contacto: pgomes@escs.ipl.pt
RENATO PINTO FERREIRA
Professor Assistente na Universidade Fernando Pessoa desde 2020. Licenciado e mestre em Ciências da Comunicação e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa. Foi investigador no projeto “Para uma história do jornalismo em Portugal” (2018/2021).
Contacto: rpferreira@ufp.edu.pt
SAMANTA SOUZA FERNANDES
Jornalista, professora e pesquisadora com doutoramento em Ciências da Informação - Jornalismo e Estudos Mediáticos pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Possui mestrado em Comunicação e Audiovisual pela UAM e especialização em Consultoria e Gestão de Comunicação pela UNITAU. Atuou como professora convidada na Universidade de Sevilha, Espanha, e foi bolseira da FCT e ICNOVA. Sua experiência abrange jornalismo impresso e online, assessoria de imprensa e ensino superior, com foco em jornalismo de viagem, tecnologias de comunicação e media digitais. É membro de sociedades científicas como INTERCOM e SOPCOM. É bolseira de investigação pós-doutoral do projeto MemNews.
Contacto: samantasf31@gmail.com
SAMUEL MATEUS
Professor Auxiliar na Universidade da Madeira e investigador integrado no Labcom – Comunicação e Artes. É doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (NOVA-FCSH), onde também realizou Pós-Doutoramento no Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (2012-2014). Leciona disciplinas como “Teoria da Comunicação”, “Análise do Discurso Mediático” e “Comunicação Política”. É diretor do 1º ciclo em Comunicação, Cultura e Organizações desde 2021. Coordenador do Grupo de Trabalho “Comunicação e Política” da SOPCOM, é editor das revistas Rhetoriké - revista digital de retórica e Estudos em Comunicação.
Contacto: samuelmateus@staff.uma.pt
SANDRA TUNA
Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa, onde é docente desde 1996 e coordenadora pedagógica dos 1º e 2º ciclos em Ciências da Comunicação desde 2016. Doutorada em Estudos de Tradução: Tradução de Publicidade pela Universidade de Warwick (2004). Leciona unidades curriculares de publicidade, inglês técnico e metodologia. Foi membro e presidente do Conselho Científico e integrou comissões de autoavaliação e o grupo de transição do processo de Bolonha. Investigadora na área das Ciências da Comunicação, tem publicações em revistas científicas, capítulos de livros e edições de revistas (Cadernos de Estudos Mediáticos, Comunicação Pública), além de participação em conferências, seminários e workshops. Colaborou na organização de eventos científicos e em comités científicos de revistas e conferências nacionais e internacionais, como Mediapolis, Comunicação Pública, ICITED 2023 e 2024 ICOTTS.
Contacto: stuna@ufp.edu.pt
PAULO BARBOSA
É documentarista e docente, com formação em cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Iniciou a carreira em 1989, integrando equipas de produção em empresas como Madragoa Filmes e Animatografo, e dedicou-se à realização de documentários e vídeos institucionais. Desde 1993, leciona disciplinas audiovisuais, conciliando a docência com trabalho em edição (ficção, documentário) e escrita de argumentos, como na telenovela "Lobos" (sob direção de Francisco Nicholson).
Pós-graduado em Escrita de Argumento (Universidade Católica Portuguesa, 1998), obteve o Diploma de Estudos Avançados pela Universidade Complutense de Madrid (2003), com pesquisa sobre preferências televisivas dos espectadores portugueses, e fez mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico (ESTC, 2012), com a tese "Produção de Sentido de Modo Cinematográfico".
Atualmente, é professor adjunto na Escola Superior de Comunicação Social (IPL), lecionando em licenciaturas de Audiovisual e Multimédia, Publicidade e Marketing, Relações Públicas e Jornalismo.
Contacto: pbarbosa@escs.ipl.pt